Casamento de prefeito com adolescente pode ser anulado, aponta CNJ

 

Casamento de prefeito com adolescente pode ser anulado, aponta CNJ

Telegram


A Corregedoria-Geral da Justiça do Estado do Paraná (TJPR) tem o prazo de cinco dias para prestar informações à Corregedoria Nacional de Justiça sobre o caso do casamento do prefeito de Araucária, na Região Metropolitana de Curitiba, Hissam Hussein, com uma jovem de 16 anos de idade. A oficial do cartório do município, que realizou o casamento, é a vice-prefeita, mas ela está afastada por causa do cargo eletivo.

De acordo com a decisão assinada nesta quinta-feira (27/4) pelo corregedor nacional de Justiça, ministro Luis Felipe Salomão, apesar do afastamento formalizado pela Portaria n. 3/2021-DF-SDF-Araucária, a vice-prefeita, Hilda Lukalski Seima, exerceria funções delegadas no Registro Civil das Pessoas Naturais, Títulos e Documentos Civil das Pessoas Jurídicas de Araucária.

A atividade, no entanto, viola o Provimento n. 78/2020 da Corregedoria Nacional, que dispõe sobre a incompatibilidade das atividades notariais e de registro com o exercício simultâneo de mandato eletivo. Hilda Seima é oficial do Cartório de Registro Civil do Município de Araucária há mais de 40 anos, conforme informações divulgadas pela imprensa, e foi responsável por oficializar e divulgar dois editais de proclames – um dos quais é referente ao polêmico casamento do prefeito local.

Metrópoles

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

“Candidatíssima ao Senado”, diz Fátima

Projeto de Lei sobre eleição indireta no RN deve prever prazos curtos, chapa fechada e voto aberto

MP VAI INVESTIGAR A COSERN.