Educação em Ascenção: São Gonçalo conseguiu revolucionar ensino público em três anos
A educação pública municipal em São Gonçalo do Amarante, na região Metropolitana de Natal, tem apresentado resultados expressivos nos últimos três anos, com transformações na estrutura escolar e avanços para professores e estudantes.
O ensino infantil também ganhou novas vagas. Na reforma do CMEI Padre Thiago Theissen executada pelo município, foi incluída a construção de mais duas salas de aulas, aumentando a capacidade do centro para 100 novos alunos. O CMEI Profº Aida dos S. Conceição também foi beneficiado com a construção de quatro novas salas de aulas, aumentando sua capacidade para receber até mais 200 matrículas. O CMEI Geogina Altina e as Escolas Municipais Genésio Cabral, Alfredo Mesquita e Poti Cavalcanti passaram por manutenções corretivas. Reformas maiores foram realizadas na Creche Hamilton S. Junior e das Escolas Municipais Cantinho do Saber, Jessica Débora, Dr. Roberto B. Freire, Lauro Pinheiro da Costa e Prof. Lauriete V. da Silva. Obras em andamento. São Gonçalo do Amarante ainda tem obras em andamento em sua rede municipal de ensino. A Prefeitura está construindo a Escola Municipal 1º de Maio, no Bairro de Jardim Lola, que contará com seis salas de aula, dois laboratórios, uma sala de leitura, uma sala de repouso, blocos de banheiros acessíveis, almoxarifado, sala dos professores, diretoria, refeitório, cozinha e um amplo pátio de recreação. A expectativa é de que a obra da nova escola seja concluída até o final do primeiro semestre de 2024.
Outra unidade com reforma e ampliação em andamento é a Escola Municipal Jonas Escolástica. As melhorias no colégio irão se estender pelas suas 15 salas de aula, diretoria, secretaria, almoxarifado, despensa, copa, blocos de banheiros masculino e feminino, além de um banheiro adaptado para funcionários. O projeto renovado contemplará acessibilidade, drenagem, cobertura no acesso das salas de aula, nova fachada e banheiros adaptados para pessoas com deficiência. A obra cobrirá uma área de terreno de 3.990,00 m², com a área da escola totalizando 1.976,95 m².
Com todas as ampliações na rede municipal de ensino de São Gonçalo do Amarante, o número total de vagas disponíveis na cidade aumentou para 14.000 nos últimos três anos. Desse total, 900 vagas são de tempo integral.
A secretária de Educação do município, Maria Marluce Araújo, explicou os motivos do investimento da Prefeitura em escolas de tempo integral. Segundo a chefe da pasta, os principais benefícios incluem fornecer formação escolar mais dinâmica para os estudantes, ao mesmo tempo que possibilita mais tranquilidade aos pais.
“Assegurando uma jornada escolar de quarenta horas semanais e garantindo aos pais uma tranquilidade maior, com a certeza de que a criança estará segura e protegida durante a permanência na escola. O ensino em tempo integral contribui para a materialização do currículo dinâmico, contextualizado, nos diversos campos do conhecimento”, justificou Maria Araújo.
Comentários
Postar um comentário